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GT de Folkcomunicação no Intercom Centro-Oeste estreia em 2025



O GT Folkcomunicação e Comunicação Intercultural teve sua estreia no Congresso da Intercom Centro-Oeste, que foi realizado na UFMS de Campo Grande, entre os dias 20 e 22 de Maio. Ao todo, foram seis trabalhos apresentados na última terça-feira, 20, sob a coordenação do professor Lawrenberg Advíncula da Silva, do curso de Jornalismo de Unemat.

Na sua abertura, o coordenador deu as boas-vindas aos participantes presentes na sala e fez uma breve contextualização dos trabalhos realizados pela Rede Folkcom e da influência do legado de Luiz Beltrão nos estudos de Comunicação no Brasil.


O primeiro trabalho apresentou um olhar etnográfico sobre a zona de meretrício de Tangará da Serra, relacionando ambientações e fachadas de casas noturnas com expressividades folkcomunicacionais. O trabalho teve como autoras as estudantes do curso de Jornalismo da Unemat, Heloisa da Costa, Sara Santos e Lorena Carpanezzi.


Intitulado "Preços e sabores: A publicidade popular na Feira Municipal do Produtor em Tangará da Serra", Diones Kriski não somente prova que a feira é um lugar de comunicação, mas com diversas categorias de práticas (folk)comunicativas de persuasão.


No trabalho intitulado "Ecos Amazônicos", o estudante de Jornalismo José Otavio destaca a dimensão comunicativa da festa folclórica Paytunaré, em Monte Alegre, Pará.


Já o coordenador do GT e professor Lawrenberg Silva dimensionou a importância acadêmica e histórica da obra "A Folkcomunicação dos marginalizados" de Beltrão em sua apresentação.


Também foram apresentados trabalhos numa perspectiva de Comunicação e Extensão, quando os estudantes Itânia Macedo, Victor Hugo, Rian Bispo e Isabelli Pinho levaram um relato das experiências interculturais do projeto de extensão Educom.indígena. O mesmo grupo apresentou também uma pesquisa a partir do projeto "Memória Sonora", sobre os sons de Tangará.


Ao final das apresentações, uma das constatações é da pesquisa empírica se fazer cada vez mais necessária para o fortalecimento dos estudos na interface entre Comunicação e Cultura no Brasil.

 
 
 

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