top of page
Buscar

GP Folkcomunicação da Intercom inicia com debates sobre comunicação e folclore

Por Karina Janz Woitowicz



A etapa remota do Grupo de Pesquisa (GP) de Folkcomunicação do 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) teve início na última quarta-feira (13) com a apresentação de cinco trabalhos de pesquisadores das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Sob a coordenação do professor Dr. Guilherme Fernandes (UFRB), vice-coordenador do GP, foram discutidas pesquisas sobre o tema “Comunicação e folclore na sociedade contemporânea”.


Os aspectos folkcomunicacionais presentes nas toadas do boi-bumbá Caprichoso de Parintins/AM como instrumentos de valorização identitária foram tema da pesquisa de Ádria Lorena Brasil Barbosa (Unesp). Da Bahia, Adailane dos Santos Souza e Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) trouxeram a caracterização de Dona Canô, matriarca da família Veloso, como ativista da rede folkcomunicacional devido à sua atuação social, política e cultural e à sua inserção midiática.


A análise dos processos de comunicação popular protagonizados pelo movimento Justiça Climática na defesa do Rio Sorocaba foi o foco do trabalho de Ana Paula Sallum Nicoletti e Thífani Postali (Uniso), demonstrando a força da mobilização popular. As metamorfoses das Cirandas de Manacapuru no Amazonas, por sua vez, foram analisadas por Rodrigo de Araújo Ribeiro (UFPA), Otacílio Amaral Filho (UFPA) e Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) a partir de entrevistas, observação e pesquisa documental. Por fim, Karina Janz Woitowicz, Elaine Barcellos de Araújo e Amanda Lima Crissi apresentaram os personagens representados nas entrevistas publicadas na Revista Internacional de Folkcomunicação no período de 2014 a 2024, identificando perfis oriundos do campo acadêmico e agentes da cultura popular.


O grupo contou com a participação de pesquisadores da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) nos debates e destacou a relevância dos temas e objetos de investigação ligados ao folclore para o estudo da folkcomunicação na atualidade. A etapa remota do GP foi retomada na sexta-feira (15) com apresentação de trabalhos e palestra com o professor Dr. Osvaldo Trigueiro, presidente de honra da Rede Folkcom.



 
 
 

Comentários


Rede Folkcom - 2024

bottom of page