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Folkcomunicação, ciências sociais e estudos folclóricos : entrelaçamento e embates

Tiago Roberto Ramos

2014

Zuleika de Paula Bueno

Orientador(a):

A presente dissertação tematiza as relações que a teoria da Folkcomunicação, formulada na década de 1960 por Luiz Beltrão de Andrade e Lima, estabeleceu com as Ciências Sociais e os Estudos Folclóricos. Todas essas tradições tiveram no folclore um universo para reflexão. Objetiva-se compreender as intersecções, interações, embates e entrelaçamentos da Folkcomunicação com as Ciências Sociais e os Estudos Folclóricos, relatando e descrevendo as características desse intercâmbio. Como problema é proposto a seguinte questão: Que tipo de relação a teoria da Folkcomunicação estabeleceu com as Ciências Sociais e com os Estudos Folclóricos?. Wright Mills (2009) e sua concepção acerca do artesanato intelectual está na origem da metodologia desse trabalho. É a partir das suas reflexões que se desenvolveu a pesquisa, bibliográfica e de caráter qualitativo. Analiticamente, mobilizaram-se diferentes perspectivas metodológicas. Pierre Bourdieu (1983) auxiliou a compreender a lógica de estruturação e funcionamento do campo científico. Raymond Williams (1999) permitiu a explicação das formas de compartilhamento de valores científicos entre diferentes grupos intelectuais. Heloísa Pontes (1991; 1997; 1998), por sua vez, ajudou na elaboração de uma sociologia da produção intelectual e de seus produtores. Assim, texto, autor, contexto social e institucional foram os principais critérios analíticos e explicativos empregados na realização das interpretações. Cada um desses critérios apontou uma característica do relacionamento estudado. Em termos de autor, Luiz Beltrão está na mesma plataforma de geração que os principais intelectuais das Ciências Sociais e dos Estudos Folclóricos. Em relação ao texto, analisando sua tese de doutorado, é perceptível uma forte influência do pensamento sociológico e folclórico do período. Quanto ao contexto social e institucional, Beltrão tinha como projeto a busca pela autonomia científica dos estudos em Comunicação. Nesse período, Ciências Sociais e Estudos Folclóricos também se esforçavam pela conquista da autonomia científica. A Folkcomunicação, enquanto elaboração teórica, teve a capacidade de exprimir os dilemas da institucionalização da Comunicação no Brasil.

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