top of page

As marcas culturais das festas populares do mês de junho no fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã (Lisboa – Portugal) e Tribuna do Norte (Natal – Brasil)

Élmano Ricarte

2014

Itamar Nobre

Orientador(a):

Investiga-se e analisam-se as marcas culturais e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012, com base teórica e metodológica da Folkcomunicação e da Fotocartografia Sociocultural. A partir dessas pressupõe-se que tais imagens possuem significados representacionais das manifestações culturais populares das festas. A pesquisa ainda aponta que há um olhar comum ao se retratar a cultura popular no veículo de comunicação. Um olhar cujas características são de um paradigma dominante o qual exclui conhecimentos ditos “não eruditos”.

Baixar

Rede Folkcom - 2024

bottom of page