

Antônio Jorlan Abreu, Vinicius Coutinho
GT 3
O SÃO JOÃO DA THAY E O GOVERNO DO MARANHÃO JUNTOS NO SÃO JOÃO 2025 :
O Acesso à Cultura por meio do Folkmarketing e do Folkturismo
O alinhamento dos discursos midiatizados nas redes sociais ganham parcerias que possuem um engajamento social considerável junto à comunidade, em que a linguagem está mais didática e possui maior viabilidade de retorno. Para tanto, o uso de elementos folk torna-se uma estratégia indispensável para o alcance dos resultados. Assim, analisamos a união entre o São João da Thay e o Governo do Maranhão como estratégia de visibilidade das festividades culturais juninas no estado do Maranhão, em 2025. Já que o São João promovido pelo Governo do estado vem disputando o título de maior São João do Mundo e, com isso, estratégias são desenvolvidas para mediar e disputar a atenção do turista, muitas delas pelo Instagram, nosso observável.
Palavras-chave:
Cultura; Festa Junina; Folclore; Folkcomunicação; Turismo.
