top of page
11ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

2008

11ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Natal

A Cartografia Folkcomunicacional 1998 a 2008

A XI Conferência Brasileira de Folkcomunicação foi realizada por ocasião do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, no período de 2 a 6 de setembro, no Campus da UFRN (Natal), sob a coordenação local das professoras Betânia Maciel (UFRPE) e Érica Oliveira Lima (UFRN). Teve como temática “A Cartografia Folkcomunicacional 1998 a 2008”, por meio de uma pesquisa ampla envolvendo pesquisadores de diversos estados brasileiros.

A Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, através da Rede FOLKCOM - Rede Brasileira de Pesquisa em Folkcomunicação, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Folkcomunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e o Grupo de Trabalho sobre Folkcomunicação da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC), propôs a reconstituição do “Acervo da Folkcomunicação”, inventariando “a fundação da FOLKCOM, que ocorreu no ano de 1998 até seu estágio atual – 2008”.

Com a finalidade de descrever o estado da questão, contribuindo para a formulação de diretrizes capazes de fazer avançar o conhecimento, a interpretação e a exegese dos fenômenos da cultura popular, determinados pelos fluxos midiáticos ou por eles intermediados. Configurou um mapeamento dos estudos folkcomunicacionais, identificando: os marcos teóricos, os suportes metodológicos, os objetos de estudo, os sujeitos investigantes, as fontes embasadoras, os canais de difusa, e outras possíveis variáveis. O corpus da pesquisa compôs-se pelas fontes impressas (Livros e fascículos, Artigos em periódicos, Verbetes em glossários); Literatura cinzenta (Artigos em anais, Teses e dissertações, TCCs e IC’s); Fontes eletrônicas (AudiovisuaisTextos em portais digitais.

Nesta conferência também foi oferecido o “Prêmio Câmara Cascudo de Folkcomunicação”. Em território nordestino, em Natal, há 110 anos nascia Luis da Câmara Cascudo, considerado o cientista maior da Cultura Popular. E em Pernambuco, nascia há 90 anos aquele que ousaria criar uma nova disciplina – Folkcomunicação – justamente na fronteira da Comunicação Massiva com a Cultura Popular. O Prêmio Câmara Cascudo de Folkcomunicação destinou-se aos autores de estudos que focalizaram incursões de Câmara Cascudo pelo território folkcomucacional, dialogando direta ou implicitamente com os postulados construídos por Luiz Beltrão, através de uma das seguintes formas de expressão: Artigo científico, Reportagem – jornal, revista ou internet; Documentário – produto videográfico para suportes audiovisuais.

E, momento de grande destaque o Simpósio comemorativo dos 90 anos de Luiz Beltrão, evento organizado em parceria com a Intercom e apoio da Globo Universidade. Foi desenvolvido em duas mesas; a primeira, coordenada por Roberto Benjamin (UFRPE) trouxe os temas e pesquisadores: Itinerário de Luiz Beltrão - Maria Cristina Gobbi (UMESP), Epistolografia de Luiz Beltrão – Antonio Teixeira Barros (IESB), Trajetória sindical de Luiz Beltrão – Adisia Sá (UFC), Percurso folkcomunicacional de Luiz Beltrão – Betania Maciel (UFRPE). A segunda, coordenada por Antonio Hohlfeldt (Prêmio Luiz Beltrão 2007) foi composta por: Itinerário de Luiz Beltrão – Betania Maciel (UFRPE); Epistolografia de Luiz Beltrão – Antonio Teixeira Barros (IESB); Percurso folkcomunicacional de Luiz Beltrão – Cristina Schmidt (UMC); Difusão internacional da pesquisa em folkcomunicação – Sergio Luiz Gadini (UEPG). O encerramento coube ao professor e pesquisador Alfredo Vizeu (Prêmio Luiz Beltrão 2007).

Texto: SCHMIDT, Cristina. Folkcomunicação: Memória Institucional. in: Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil v. 2. Brasília: IPEA, 2010.

Rede Folkcom - 2024

bottom of page