top of page
01ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

1998

01ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação

São Paulo/SP

A primeira Conferência Brasileira de Folkcomunicação (I FolkCom), foi realizada na Universidade Metodista de São Paulo, no mês de agosto de 1998, entre os dia 12 a 14. O professor José Marques de Melo, Titular da Cátedra Unesco/Umesp, ao propor este evento afirmou, em seu discurso de abertura, ter uma dupla intenção. Primeiro, permitir a apresentação dos resultados de pesquisas recentes sobre expressões da Folkcomunicação brasileira. Segundo, esboçar uma agenda temática para implementar novos projetos de pesquisa sob a égide da emergente Rede FolkCom, constituída por jovens pesquisadores midiáticos e por experientes estudiosos de folclore (Marques de Melo 1998, 2). Esta I FolkCom homenageou a memória de Luiz Beltrão – que se estivesse vivo estaria completando 80 anos, naquele ano de 1998.

A estrutura da conferência foi composta em três etapas. Na primeira, palestras realizadas por especialistas convidados e por relatos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, apresentadas por pesquisadores inscritos voluntariamente. A segunda ofereceu espaço para exposições e mostras de trabalhos comunicacionais (fotografias, vídeos, filmes, discos, CDs etc) que tomaram o folclore como temática específica e, por fim, exibições de grupos folclóricos da região do ABC Paulista, local onde foi realizada a Conferência.

Ao organizar o Encontro a Cátedra UNESCO/UMESP, através de seu titular, o professor José Marques de Melo, pretendeu, entre outras coisas, motivar a realização anual deste encontro em outras Instituições de Ensino. Desse modo ficaria garantida a análise e a atualização do inventario das tendências da pesquisa brasileira de Folkcomunicação, renovando as pautas de trabalho para os pesquisadores da disciplina. Por outro lado, ao realizar a Conferência em outras cidades/estados, estariam abrindo um espaço de valorização da diversidade cultural de cada região.

O Encontro discutiu a relação dos meios de comunicação de massa com a cultura popular e foi muito frutífero, recebendo comunicações de todo Brasil. Contou também com a presença de Dona Zita de Andrade Lima, esposa do professor Luiz Beltrão e uma comitiva de 23 paraguaios, professores e estudantes da Universidad Nacional de Assunción.

Foi também em 1998, durante o Evento, que ficou decidido criar uma rede de estudos, chamada Rede Brasileira de Folkcomunicação (Rede FolkCom), com a finalidade de estimular o desenvolvimento da pesquisa sobre Folkcomunicação, a partir dos princípios formulados por Luiz Beltrão.

Texto: SCHMIDT, Cristina. Folkcomunicação: Memória Institucional. in: Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil v. 2. Brasília: IPEA, 2010.

Rede Folkcom - 2024

bottom of page