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Redes comunicativas em festa italiana paulista e os desdobramentos de políticas públicas

Cristina Schmidt

Folkcom

2013

Redes comunicativas, entendidas como a dimensão primária para a comunicação interpessoal e a composição de grupos ativos de audiência, conferem aos indivíduos um poder de participação em redes sociais que vão do afetivo ao empresarial, do pessoal ao comunitário e ao planetário através de recursos interativos próprios a cada cultura. As Redes se instituem por meio de mecanismos consolidados em interesses de aspectos diversos como o econômico, o religioso, o afetivo, o artístico e envolvem seus agentes, os promotores e participantes diretos e indiretos. A pesquisa está fundamentada na folkcomunicação e nos estudos culturais, e a partir de observação participante da festa de Nossa Senhora de Aquiropita - SP, identifica aspectos como as canções italianas como expressão imigrante e comercialização cultural; a festa como um repertório estrutural de um patrimônio cultural; as redes comunicativas com referência urbana e contemporânea; e políticas culturais subsidiárias. Constata-se que a festa italiana está articulada com a economia mundial e sintonizada com as tecnologias. Essa festividade é um conjunto de produtos culturais que fazem parte da vitrine turística do Estado de São Paulo. Como patrimônio imaterial, intensificado pelas redes sociais, consolida-se como movimento gerador de políticas culturais.

Rede Folkcom - 2024

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