
Mudanças de percepção dos espaços públicos e privados na relação comunicacional com as crianças e suas representações nos contos clássicos infantis
Taísa de Carvalho Siqueira Tavares
Intercom
2015
A relação entre adultos e crianças passa hoje por diversos episódios comunicacionais entre os quais nos interessa o relacionado aos contos clássicos infantis3. Serão analisados comparativamente dois contos envolvendo Chapeuzinho Vermelho a fim de compreendê-los como indícios de transformações na comunicação com crianças em relação ao aspecto moralizante, socializador e educacional conferido ao conto. Para tanto serão levantadas referências que se propõem a discutir a educação, o lugar da criança e dos contos clássicos na sociedade como Arendt, Serres, Darnton e Coelho. Serão considerados também estudos que repensam o lugar social do público e do privado, passando por Foucault e Rodrigues, os quais serão aproximados dos contos a fim de entender também como essas percepção desses lugares afetam a comunicação com as crianças.