top of page

Folkcomunicação, mediação e hibridismo cultural: do líder de opinião ao ativismo midiático

Maria Aparecida Siqueira Ferraz Cornélio, Betania Maciel

Folkcom

2013

O conceito de Folkcomunicação como processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore e à cultura popular, fundamentará a pesquisa folkcomunicacional, cujo universo é o estudo da reconversão cultural da comunidade quilombola de Castainho, Garanhuns - PE, e o papel dos jovens como ativistas midiáticos, para o desenvolvimento local. Apoiados em Trigueiro ao mostrar que quando a decodificação é realizada por um ativista midiático, é mais provável que reinterprete a informação para transmitir a seus influenciados, faremos a análise do cenário das apropriações midiáticas da arte e cultura quilombola e impactos da reconversão cultural dos jovens como ativistas midiáticos e o desenvolvimento local

Rede Folkcom - 2024

bottom of page