top of page

Festa do morro da conceição: a refuncionalização da fé no contexto folkmarketing e seu impacto no desenvolvimento local

Irenilda de Souza Lima, Ieda Litwak de Andrade Cezar, Simone Maria da Conceição

Intercom

2015

A presente pesquisa analisa os processos comunicacionais desenvolvidos no comércio de produtos religiosos refuncionalizados no contexto do folkmarketing durante a 110ª Festa do Morro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira do Recife - PE, no ano de 2014. A pesquisa objetiva identificar o comércio como representação simbólica na construção de novos olhares sobre os produtos religiosos refuncionalizados, recriando elementos da cultura popular e da fé no contexto do folkmarketing. Os métodos de investigação utilizados foram à observação direta/indireta, análise de documentos e revisão bibliográfica. Os resultados analisados evidenciam os produtos refuncionalizados como símbolos religiosos populares com novos elementos que mobilizam o mercado local e sua representatividade religiosa. Ainda apontamos a influência das estratégias de folkmarketing aplicadas no momento da comercialização favorecendo a economia e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento local da região.

Rede Folkcom - 2024

bottom of page